Segundo um relatório recente da Barna, os cristãos americanos têm menos probabilidade de compartilhar sua fé com os outros do que há 25 anos. Em 1993, 9 em cada 10 cristãos concordaram com a afirmação: “Todo cristão tem a responsabilidade de compartilhar sua fé”. Hoje, apenas dois terços concordam – uma queda de 25 pontos. Por outro lado, 3 em 10 cristãos dizem que “o evangelismo é de responsabilidade da igreja local”, e não individual, um aumento de quase três vezes desde o início dos anos 90. No geral, os crentes hoje são menos propensos a compartilhar o evangelho ou falar sobre sua fé.

Desde o início, o cristianismo se concentrou em compartilhar as Boas Novas, mas, aparentemente, não estamos tão à vontade quanto antes com essa comissão, talvez por razões compreensíveis. A igreja americana está sofrendo sérias dores agora: as congregações em todo o país estão fechando suas portas devido à baixa participação. O ambiente político nos dá um nó. E o movimento #ChurchToo está expondo injustiça e sexismo contra as mulheres. Enquanto a igreja luta com essas batalhas, que boas novas temos para compartilhar?

Na verdade, ainda temos boas notícias. Apesar das circunstâncias atuais, no centro de nossa fé ainda está a pessoa de Jesus Cristo, Aquele que mantém todas as coisas juntas.

No Livro de Atos, lemos o relato de como surge uma fé incipiente e, apesar das grandes dificuldades, dos estratagemas diretos para silenciar os discípulos e da tremenda perseguição, os novos crentes não se calam. Hoje, 2000 anos depois, a Grande Comissão não mudou. Então, como agora, Jesus nos manda ir e contar aos outros sobre o grande amor de Deus. O apóstolo Paulo nos lembra em 2 Coríntios que “temos este tesouro em potes de barro para mostrar que esse poder que tudo supera é de Deus e não de nós” (2 Cor. 4: 7).

Como é isso para nós, exatamente?

No calendário da igreja, cruzamos recentemente a época do Tempo Comum, que é anunciada pelo Pentecostes. Assim como línguas de fogo caíram sobre os discípulos no Cenáculo, ainda agora o Espírito Santo nos incendeia no contexto de nossas vidas mundanas – bem no meio de nossas roupas e louça, nossos trabalhosos dias de trabalho, nossas tardes de fim de semana em o jardim, nossos jantares à noite com os amigos. Como cristãos, acreditamos que nosso bom Deus é capaz de peneirar o lado sombrio da igreja institucional e ainda atrair as pessoas para o relacionamento com seu Filho, e nesta temporada do Tempo Comum nos convida a estabelecer maneiras comuns de contar às pessoas sobre o extraordinário notícias de Jesus.

Salmo 91

Ao iniciarmos os meses de verão, aqui estão quatro maneiras pelas quais você pode compartilhar sua fé:

Convide conversas espirituais.

A história de Zaqueu, encontrada no evangelho de Lucas e com exemplo no Salmo 91, nos dá uma imagem de como Jesus conversou com outras pessoas. Sabemos pelo que Lucas documenta que Zaqueu era um homem baixo que traiu impostos e roubou dos pobres, mas também sabemos que ele estava curioso sobre Jesus. Embora para pessoas de fora ele se parecesse com um seguidor de Cristo – a última pessoa que gostaria de falar com Deus – de fato, quando teve a chance, ele abriu seu coração e se ofereceu para “dar metade de seus bens aos pobres” ( Lucas 19: 8).

Eu também tive algumas das conversas mais interessantes sobre fé com algumas das pessoas mais improváveis. Mesmo que eles não se encaixassem no perfil de alguém interessado em fé, eles estavam ansiosos para falar sobre suas vidas espirituais – pensamentos, sonhos, desejos mais profundos.

Enquanto você conversa com vizinhos e novos amigos neste verão, faça perguntas ponderadas e espirituais. Escute com atenção. E enquanto você fala, ore por eles também, para que Deus se revele a tempo e que eles comecem a ver vestígios de Sua bondade e presença em suas vidas.

Estender a hospitalidade.

As escrituras retratam Deus como um anfitrião que nos convida a uma mesa de banquetes. Também nos evangelhos, lemos sobre Jesus indo à casa das pessoas e comendo com elas. De fato, a tabela de palavras é encontrada em quase todos os capítulos de Lucas. O movimento Turquoise Table de Kristin Schell – que incentiva as pessoas a criar um espaço de hospedagem no jardim da frente – é um ótimo exemplo de como dar as boas-vindas a outros em espírito cristão.

Cultivar hospitalidade significa construir comunidade: quando comemos juntos, conversamos juntos. Em outras palavras, a hospitalidade abre espaço para conversas sobre fé. No entanto, hospitalidade não se resume apenas a estender convites; também é sobre recebê-los. Nossos vizinhos intuem quando estão sendo tratados como projetos e não como pessoas. Para que a hospitalidade seja completa, precisamos dar as boas-vindas e também recebê-las nas casas, nos quintais e nas vidas dos outros. Como Christine Pohl diz em Living into Community: “Em hospitalidade, respondemos às boas-vindas que Deus ofereceu e reproduzimos essas boas-vindas no mundo”.

Estenda convites para eventos da igreja.

O verão é um momento vibrante para a vida da igreja. Muitas igrejas realizam VBS, piqueniques, batismos, noites de cinema para grupos de jovens e muito mais. Meus filhos convidam seus amigos para a igreja o tempo todo, principalmente porque eles querem que mais pessoas saiam.

Salmo 91

Ao pensar em seu compromisso de verão na igreja, convide amigos e vizinhos para comparecer. As pessoas anseiam por uma comunidade real, portanto, esteja preparado para um interesse inesperado. Na última Páscoa, depois que meus filhos convidaram um amigo para vir conosco, a mãe dele ligou e ela perguntou se também poderia ir junto. Emocionada e feliz por ter uma nova amiga na igreja, eu a peguei na manhã seguinte e todos fomos juntos.

Também esteja preparado para a rejeição. Continue cultivando a amizade de qualquer maneira, sabendo que o desinteresse inicial pode mudar, mas mesmo que não mude, seu chamado é o mesmo – ser um canal para Cristo. Deus é quem busca o coração das pessoas e as chama pelo nome. Como Fleming Rutledge escreveu recentemente para a CT: “A mensagem de Jesus Cristo, em suma, é esta: a salvação não está em suas mãos. … Ele está fazendo para si mesmo grandes coisas que não podemos sequer imaginar. ”

Finalmente, nunca subestime o tenro poder da presença.

Quando aparecemos na vida das pessoas e permanecemos com elas a longo e não a curto prazo, torna-se um dos grandes presentes da amizade e a maneira mais comum de modelar o amor inabalável de Deus. João 1 diz que a Palavra veio e habitou entre nós. A Mensagem diz que Jesus veio e “mudou-se para a vizinhança”. Em uma sociedade transitória, onde muitos de nós temos mais amigos no Facebook do que na vida real e passamos cada vez mais tempo nas mídias sociais, as conexões reais são importantes. Quando aparecemos na vida de nossos amigos para nascimentos e mortes, para consultas de quimioterapia, para jantares noturnos, festas de bloco e piqueniques de quatro de julho, comunicamos o quanto os amamos e, por extensão, o quanto acreditamos que Deus os ama. .

No evangelho de João, Filipe (que mais tarde seria chamado Filipe, o Evangelista), disse a seu irmão Natanael que havia encontrado o Messias de Nazaré. Na época, Nazaré era um lugar de má reputação, um lugar insignificante no mapa. Nazaré! Alguma coisa boa pode vir de lá? Natanael perguntou. Filipe respondeu com três palavras simples: “Vinde e vede” (João 1:46).

Depois que Philip o convidou, Natanael foi ao encontro do Messias. Ele teve uma conversa com Jesus que mudou sua vida.

Hoje, muitos de nossos vizinhos estão se perguntando se algo de bom vem da fé cristã. Como Filipe, nosso chamado não é ser a voz de Jesus na vida das pessoas. Antes, nosso chamado é ser a voz que convida as pessoas, de inúmeras maneiras diferentes, com a mesma mensagem: “Venha e veja”.